quinta-feira, 23 de junho de 2011

Filipinas

Oi pessoal, me chamo Gonzalo Moraga e sou chileno, de Santiago.Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência nas Filipinas. As Filipinas é  um arquipélago de 7107 ilhas com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km². Uma peculiariedade é que apesar de sua localização ele é um dos dois únicos países da Ásia de predominancia cristã.
Fomos no ano 2009 e passamos duas semanas por lá. Eu estava viajando de férias e em minha opinião, esse país é o melhor destino do mundo para se curtir as férias. Nossa viagem durou apenas duas semanas porque é a duração do visto para turistas, mas foram muito intensas. Nós começamos em Manila, a capital das Filipinas, lá moram por volta de 11 milhões de habitantes, a cidade está cheia de tráfego, não tente ficar lá por muito tempo porque vai ficar maluco. Mas se você quer fazer compras no shopping ou procurar restaurantes bons, pode ficar mais tempo. Eu estava procurando mais contato com a natureza e com os vilarejos para conhecer o interior dos filipinos. Mas sempre tive tempo para provar a cerveja nacional das filipinas jajaja. San Miguel é seu nome e está em todo lugar.
Os filipinos estiveram 300 anos sob dominio espanhol, então nao se surpreenda se está na rua Zapata com Castillo. Manila é maluca mas tem muito estilo. Veja só o transporte público que eles tem, famosos Jeepneys cheios de cores:



 
 Filipinas é o segundo maior arquipelago  do mundo depois da Indonesia. Está no sudeste asiático mas todas as pessoas começam suas viagens na Tailândia. Nas Filipinas não vêem muitos turistas como na Tailândia porque para chegar as Filipinas é necessário pegar outro vôo, então as pessoas decidem ficar na Tailândia. Acho que isso é a razão por as Filipinas ser meu país favorito. Por está mais isolado não chega muito turista, tem muitas ilhas paradisiacas desertas para voces e mais lugares para descobrir.
A Filipinas tem duas línguas oficiais: Filipino e Inglês. Então é normal encontrar pessoas que falem ingles fluente. Também nos povos mais distante da capital a gente pode falar inglês. Então isso é mais um atrativo, facilidade para os turistas e  termina sendo muito mais fácil fazer uma viagem pela ilhas.

Quando eu estava na capital Manila havia muito estress, portanto decidi pegar um ônibus para o norte, exatamente para Banaue e visitar os terraços de arroz (patrimonio da humanidade pela UNESCO). Os terraços foram criados 3 mil anos atrás pelos vilarejos. Foi o sustento das familias por muitos anos e a forma como eles cultivavam arroz era muito moderna para época. Eles fizeram pequenas cachoeiras assim cada terraçoo tinha a possibilidade de receber água.


 
Nós caminhamos por 2 dias consecutivos pelos terraços e ficamos uma noite na casa dos vilarejos. Foi uma experiencia maravillosa, eu recomendo fazer isso no norte das Filipinas.





Lembro de ficarmos lá por quatro dias muito felizes pelo contato com a natureza. Os nativos que moram no interior de Banaue precisam caminhar 2 horas para pegar sal. É gente muito sacrificada e esforçada, mas eles são felizes e orgulhosos da vida que vivem.
 
Uiiii Bixo… depois de tanta natureza, ar puro e gente boa,  precisavamos de praia, água quente, areia branca e sol. No meu livro guia (Lonely Planet), procurei a melhor praia das Filipinas para ficar uns dias e achei uma das praias mais bonitas do mundo, o seu nome é “El Nido” na ilha Palawan. Voltamos para Manila compramos o tickete e pegamos um vôo para a capital da ilha chamada Puerto Princesa, cidade tranquila mas havia um surto de tífo então precisavamos voltar imediatamente para El Nido. Pegamos um ônibus que viajou durante 8 horas porque a rota estava muito ruim, mas chegamos ao paraíso. Depois de 30 minutos procurando albergue frente à praia, aquí apresento o por do sol com vista da nossa varanda: 


 

Nesse momento eu dizia obrigado por estar nesse lugar tão tranquilo sem muitos turistas e curtindo a paisagem. Não podia esperar para acordar o próximo dia e començar a curtir a praia. Acordei cedo e caminhei pela praia procurando algum bote para fazer “Island Hoping” e conhecer as maravillosas ilhas sozinhas só para nós.



Finalmente pegamos um bote e començou nossa aventura!  Começamos fazendo snorkelling numa lagoa e gostaria de mostrar o cor da agua, eu nao podia acreditar porque aquí no Chile a água não é tao clara e quente como aquela. Era como uma piscina a céu aberto.

O snorkelling estava muito bom, falei com todos os peixes amigos do nemo mas precisabamos continuar nossa rota pelo mar. jaja. Depois paramos para almorcar numa ilha deserta e esta foi a entrada: 

 


Precisava ter minha foto com a paisagem:

É difícil encontrar lugares tão maravillosos que são só para vocês, isso para mim é Filipinas. A viagem estava espectacular. O pais não é caro, gente amigável, não tem muitos turistas como outros paises e ingles é uma lingua oficial!. Acho que Filipines deve ser o país mais fácil para fazer turismo na Ásia.


Saude ¡

obs: Gonzalo é Chileno e ainda está aperfeiçoando sua fluência na lingua portuguesa. Continue assim "bixo" !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário